01/06/2021

Moda Lolita em 2021

 No post anterior comentei sobre meu desejo de voltar, e hoje trago minhas percepções sobre a moda atualmente. Não tenho mais a mesma vontade de acompanhar realmente tudo como antigamente, uma parte é devido a falta de tempo e outra pela preguiça. Mas, como amo a moda, sempre dou uma olhada nas marcas e vez ou outra em locais que eu sei que tem mais gente falando sobre.

Na minha visão atual, o estilo ainda é "popular", porém somente entre pessoas que já conhecem a moda a alguns anos, e claro, hoje em dia com muito menos seguidoras. Muitas desistiram ao se tornar mãe, ou por conta da situação financeira ou qualquer seja sua razão pessoal, mas as que seguem na moda atualmente são devido ao seu amor pelo estilo, por gostar de usar casualmente e principalmente as principais usuárias do momento atual, as que voltaram ou começaram a usar por nostalgia. É, nostalgia.

A pandemia que prendeu o mundo todo em casa por meses, fez com que muitas tendências de moda fossem trazidas a luz novamente, e como nos estilos alternativos japoneses, não foi diferente. Em momentos de fragilidade, tudo o que queremos é conforto, é voltar para aquilo que a gente já conhece, para coisas que nos trazem boas lembranças e momentos felizes, e é exatamente essa a sensação que eu e diversas outras pessoas tem com a moda. Eu conheci em 2006/2007 através de músicas da Gwen Stefani, era basicamente uma criança, e desde então, nunca saiu da minha cabeça as lindas fotos que vi de garotas usando vestidos da Angelic Pretty andando sorridentes pelas ruas de Tokyo no final da tarde. Lembro que em toda e qualquer oportunidade, eu começava a falar sobre a moda com alguém, sempre, chegava até a ser irritante. 😅 Mas foi naquele momento que senti que pertencia a algo, que poderia viver literalmente fofa, sempre amei tudo que é fofo, doce, rosa e que me faz sorrir, então sempre foi meu amor e acho que eternamente será!

Além da nostalgia, percebo que uma coisa que faz com que em grande maioria somente pessoas que já conhecem, retornem ou iniciem na moda, são os valores. Lolita sempre foi um estilo caro, mas recentemente os valores duplicou, e não, não digo isso como brasileira, pois para nós sempre foi caro mesmo. Mas as norte-americanas tem reclamado sobre os valores, então você percebe que realmente subiu, afinal, nos Estados Unidos há tantas lolitas que inclusive elas possuem duas grandes marcas com lojas físicas por lá, a Angelic Pretty e a Baby the Stars Shine Bright, que em tempos normais fazem tea partys e outros eventos. A reclamação que vi foi que era comum comprar vestidos de marca por até 100 dólares, ou um pouco mais em caso de comprado nas lojas atualmente, mas nada muito anormal, porém atualmente os vestidos estão em média 200 dólares, segundo elas.

Minha percepção sobre valores é a oferta e a demanda, para quem conhece lolita a anos, Sweet é quase sempre o subestilo favorito,  os vestidos que todas querem são principalmente os da Angelic Pretty de antigamente, cheios de doces/bichinhos/perfumes e outras coisas bem fofas e sweets, não que não tenha hoje em dia, mas que não são como os antigos que até hoje enchem nossos olhos de amor e nostalgia, mas resumindo, já que todas querem as mesmas coisas, é claro que os valores ficam mais altos, tanto que se você pesquisar outras marcas, não há um aumento nos preços médios. Acredito que esses valores altos passem após a normalização das coisas, pois vai cessar o "desespero" pelas coisas novas, ao menos eu espero.

Mas resumidamente, muitas coisas mudaram em lolita, assim como em outros estilos, tendências vão e volta, mas o importante é manter seu estilo pessoal, respeitando as regras do estilo, claro. Ah, e sobre mim, eu já estou pesquisando peças novas, recentemente tirei a poeira dos meus sapatos da Cotton Candy Feet, e agora só resta saber se vou conseguir comprar as coisas que quero. Vamos torcer para o dólar baixar, pandemia passar, dinheiro entrar e por muitos vestidos em sale. 😆

XO, Ellen

2 comentários:

  1. Estou torcendo demais para o dólar abaixar, está muito mais difícil agora conseguir peças novas ;-;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai miga, queremos! Tá tudo com o preço muito alto por conta do dólar, não tá dando pra comprar nem o mais básico. :/

      Excluir

Olá! Comentar é sempre um incentivo para quem escreve, por favor seja gentil! ♥